quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

NOTA DO VEREADOR CAPÁ SOBRE MATÉRIA NO JORNAL LANCE

VEREADOR CAPÁ EMITE NOTA EM RESPOSTA AO JORNAL LANCE SOBRE MATÉRIA COM INFORMAÇÕES DISTORCIDAS


Na manhã desta quarta-feira 22, para minha surpresa, novamente o Portal Lance menciona meu nome de forma equivocada para especular sobre o fato lamentável ocorrido no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Mas sobre isso falaremos abaixo. Fato é que a matéria inteira está com informações distorcidas a meu respeito. Ou seja, a matéria que deveria informar acaba desinformando o leitor. 

Há alguns dias atrás, entraram em contato comigo da edição do portal e optei por não dar entrevista, entendendo que tratava-se, mais uma vez, de uma matéria especulativa. Isso talvez por não terem pautas e acabam especulando assuntos diversos afim de preencher os espaços de seus tabloides. 

Mas, agora, faço questão de apontar alguns equívocos da matéria. Distorcem os conceitos históricos de nossa entidade com o claro objetivo de desgastar nossa imagem. Primeiramente, a confusão do estádio Mané Garrincha não deveria ter ocorrido. Jogo com alto potencial de risco e com o péssimo e mirabolante plano preventivo, assim como fizeram em Joinville, sem polícia na parte interna do estádio. Após a fatalidade de Joinville, confirmou-se que tamanha imprudência não deveria se cometer mais. Entretanto, no jogo em Brasília, novamente erraram e não fizeram a leitura correta de como deveria ser feita a segurança. Deveriam ter feito.

Ambos os jogos citados devem ser considerados sim como potencial de risco devido a adversidade entre as torcidas. A partir dessa avaliação, aí sim se desenvolve um plano preventivo. Trataram aquele jogo como espetáculo circense com o novo estádio e esqueceram o principal: garantir a segurança da partida. 

Naquele jogo, optei por não viajar com a caravana da torcida, muito menos de avião. Optei em ir com amigos de minha cidade de carro e assim o fiz. Queria evitar todos os desgastes possíveis. Mas a metodologia de não ter policial internamente incentivou a uma briga generalizada que chegou em mim e amigos que estavam nas proximidades. Lamentável. Estávamos distantes das torcidas cantando e vibrando, pois estávamos cansados e queríamos assistir ao jogo sentados. 

Posteriormente, fui suspenso como os demais identificados, mas poderia recorrer nas instâncias internas dos Gaviões minha suspensão por não sair a procura de briga e por não ter sido responsável por aquele incidente. Porém, não agi dessa maneira, respeitando a determinação da entidade devido a repercussão que tamanha especulação feita pela imprensa tinha ocasionado. Cumpri minha suspensão nos Gaviões e nos estádios corretamente. Caso encerrado para mim. 

Atualmente, numa próxima partida que houver tamanha irregularidade no plano de segurança, serei o primeiro a exigir da nossa direção que isso seja denunciado em todas as instâncias possíveis. Pelo que a direção da torcida me informou, os riscos foram apontados às autoridades, mas nada mudou na prevenção daquele jogo. 

O portal Lance errou também ao afirmar que organizei as recentes ações nos Gaviões. Não emitem os créditos corretamente para as duas belas ações de nossa torcida, das quais apenas apenas participei. A missa em Aparecida do Norte foi em comemoração aos 10 anos de nossa subsede do Vale do Paraíba e tudo foi organizado por nossas lideranças da região. Eu fui com os membros dos Gaviões e amigos da minha cidade, prática habitual de todos os coletivos da torcida. A presença do Vereador Goulart é um fato natural nas ações organizadas pela a torcida e o Andrés Sanchez recebeu o convite de nossas lideranças da subsede do Vale do Paraíba. Estava próximo ao Vereador Goulart e Andrés e com minha família tiramos diversas fotos. Simples assim. 

Já com relação a nossa caminhada de domingo rumo ao estádio do Canindé, é importante deixar claro também que não organizei. Como afirmado pela minha assessoria, apenas acompanhei a caminhada. Fui ao jogo com jovens de Francisco Morato e caminhando como todos os demais associados, conforme acordado entre nossa diretoria e policiamento do 2. Batalhão de Choque, que também acompanharam o trajeto. Este acompanhamento faz parte do Plano de Ação Preventivo de Segurança estabelecido no Estatuto do Torcedor, em que as torcidas pouco conseguem inserir propostas de ações devido a falta de estrutura investida. 

Deixar claro também para que não confundam o papel de liderança dentro da torcida com direção da torcida. A direção dos Gaviões é escolhida democraticamente através de eleições com nossos associados de dois em dois anos. Ali se escolhe a direção dos Gaviões da Fiel. Liderança é aquele que pela participação ao longo do tempo, vivência e experiência se torna formador de opinião na entidade. 

Acredito ser um equívoco do Lance querer especular matérias com o objetivo maior de usar a nossa imagem negativamente, tanto da minha pessoa como de nossa torcida. E temos sim propostas e empenho na pauta da prevenção da violência. E quanto mais analisamos os países em que houve avanços nessa questão mais enxergamos que o papel e postura da imprensa mediante aos casos de violência ocorridos no futebol são tratados de outra forma. Mais uma vez, o Lance caminha na contra mão de uma possível solução para o problema da violência. Desinformar os leitores não ajudará em nada. 

E voltamos a agradecer ao jogador e liderança Paulo André por ter aceito o convite de nosso Conselho Deliberativo e feito uma explanação sobre as lutas tão importantes em prol do futebol brasileiro, que já tem nosso total apoio. 

Conselho Deliberativo dos Gaviões convidam Paulo André para explanação do Movimento Bom Senso  

Nenhum comentário:

Postar um comentário